terça-feira, 28 de abril de 2009

CARTOGRAFIA 1

Veja os exercícios referentes a estes gabaritos em: http://geoexercicios.blogspot.com/2009/04/cartografia-1.html

EXERCÍCIO 1

Não é possível reproduzir com exatidão uma superfície esférica sobre um plano. Assim, qualquer planisfério revela um modo específico de representar o mundo, que implica a valorização de certas áreas e a desvalorização de outras.

EXERCÍCIO 2

A projeção azimutal equidistante permite a construção de planisférios centrados em qualquer ponto do Planeta, a partir do qual as direções e as distâncias são expressas com precisão. Trata-se da projção mais adequada para a confecção de mapas geopolíticos, nos quais se pretende representar a situação de um Estado específico diante dos demais Estados.

EXERCÍCIO 3

A) Liberdade critica a forma eurocêntrica de ver o mundo que vem desde as grandes navegações, desde a criação do planisfério de Mercator, ou seja, a Europa fica no centro e o norte na parte de cima do mapa. Sobretudo no pós-Guerra, quando Norte gradativamente passou a ser sinônimo de desenvolvimento, de países ricos, e Sul de subdesenvolvimento, de países pobres, reforçou-sea hegemonia política e econômica do Norte.

B) Escalas pequenas mostram áreas muito extensas, porém pouco detalhadas. Escalas grandes mostram áreas pouco extensas, mas com grande nível de detalhamento. Em mapas de escala pequena podemos ter uma visão de conjunto dos fenômenos representados e em mapas de escala grande podemos ver os detalhes dos elementos do espaço geográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário