terça-feira, 28 de abril de 2009

GEOMORFOLOGIA GERAL 1

Veja os exercícios referentes a estes gabaritos em:
http://geoexercicios.blogspot.com/2009/04/geomorfologia-geral-1.html

EXERCÍCIO 1:

A) As grandes camadas que formam a Terra são a Crosta Terrestre, a Astenosfera, o Manto e o Núcleo. A Crosta é dividida em "Superior" e "Inferior". A Astenosfera é a camada de magma sobre a qual a Crosta flutua. O Manto localiza-se entre a Astenosfera e o Núcleo e também é dividido em "Superior" e "Inferior". O Núcleo também divide-se em parte "Superior" e parte "Inferior".

B) As evidências sobre a heterogeneidade do interior da Terra são obtidas através do estudo da propagação das ondas sísmicas, ou seja, das energias que geram vibração na crosta. Com o uso de sismógrafos é possível identificar variações intensas na velocidade de propagação dessas ondas, o que revela a existência de diversas camadas internas, diferenciadas não só pelos materiais que as compõem bem como pelas suas densidades e pelas temperaturas e pressões a que estão submetidas.

EXERCÍCIO 2:

A) As bacias sedimentares são grandes estruturas formadas por rochas sedimentares inorgânicas e orgânicas de formação antiga (paleozóica ou mesozóica) ou de formação recente (cenozóica) geradas pela sedimentação de materiais em áreas rebaixadas, exibindo camadas superpostas que refletem épocas ou períodos diferentes de sedimentação em uma mesma área.

B) As rochas sedimentares de origem orgânica são produto da sedimentação de microorganismos marinhos e terrestres. Dentre elas destacam-se o carvão mineral e o petróleo, que são combustíveis fósseis, largamente utilizados para a geração de energia.

C) Em geral, as bacias sedimentares, quando sofrem movimentos tectônicos, são soerguidas dando origem a baixos planaltos e platôs.

EXERCÍCIO 3:

Os intemperismos, físico e químico, e as diversas formas de erosão, eólica, pluvial, marinha, fluvial e glacial, entre outras, são agentes exógenos que realizam o trabalho de esculpir o relevo. O clima influencia nos tipos de erosão e de intemperismo, como se lê no fragmento a seguir, do professor Jurandyr Ross.

"A ação física e química dos agentes atmosféricos no processo de esculturação das formas de relevo é simultânea; entretanto, dependendo das características climáticas reinantes, pode ter maior ou menor atuação uma ou outra. De sorte que em uma determinada área com características climáticas desérticas ou semidesérticas a atuação física da variação térmica é mais significativa do que a ação química. Por outro lado, nas áreas tropicais quentes e úmidas, a ação química da água e do calor tem maior importância nos processos de desgaste. Já nas áreas frias a ação física da água em estado sólido (gelo) desempenha papel importante no desgaste da superfície terrestre e portanto na esculturação das formas."
Ross, J.L.S. (org.) Geografia do Brasil. 2 ed. São Paulo, Edusp, 2003. p.42

Nenhum comentário:

Postar um comentário