sexta-feira, 15 de maio de 2009

TEMAS RURAIS - MUNDO 01

Veja os exercícios referentes a estes gabaritos em:

http://geoexercicios.blogspot.com/2009/05/temas-rurais-mundo-01.html

EXERCÍCIO 1

O processo de ocupação do meio-oeste americano se deu através do estímulo dado pelo governo do país por meio do Homestead Act (Ato de Propriedade Rural, 1862), que doava terras aos cidadãos americanos e aos cidadãos não americanos considerados "desejáveis", cujo perfil era do tipo WASP (branco, anglo-saxão e protestante). No entanto as terras doadas não constituiam propriedade privada e sim terras públicas. Entendendo-se que o processo de reforma agrária está associado à desapropriação de terras privadas para distribuição, compreende-se por que a ocupação do meio-oeste não se deu exatamente através de uma reforma agrária. O que ocorreu nos Estados Unidos, portanto, foi a expansão da fronteira agrícola em áres de conquistas territoriais recentes.

EXERCÍCIO 2

Entre as causas da atual crise dos alimentos podemos destacar o aumento da demanda por alimentos, principalmente em países emergentes como a China e a Índia; o encarecimento do petróleo; a queda do valor do dólar associada à especulação financeira; o aumento da produção de biocombustíveis (principalmente com base no milho - modelo norteamericano); e a intensificação de catástrofes naturais (como as climáticas) que destróem produções agrícolas.

Entre as soluções possíveis podemos apontar o estímulo aos programas de agrucultura familiar de subsistencia e comercial; a reforma agrária acompanhada de uma política agrícola para pequenos produtores; o aumento da renda média das classes trabalhadoras urbanas etc.

EXERCÍCIO 3

A Revolução Verde, que baseia-se na modernização do maquinário, dos produtos químicos e das sementes agrícolas, tem como principal vantagem o aumento da capacidade produtiva da terra. Esses avanços tecnicos poderiam ser utilizados com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos, principalmente em contextos de escassez. No entanto essa modernização exige alto nível de investimento de capitais o que tende a favorecer apenas as grandes empresas rurais que controlam as monoulturas que movimentam o agronegócio. Em muitos casos, pequenos e médios produtores que se arriscam em dívidas para comprar esses insumos vão à falência por não conseguir quitar suas dívidas, tornando-se sem-terras.

EXERCÍCIO 4

A terra é um meio de produção não reprodutível, isto é, que não se pode reproduzir por ser um bem natural, e existe em quantidade limitada. É um bem finito e possui uma renda diferencial e uma renda absoluta. A diferencial é derivada da fertilidade, da localização, da presença de infraestrutura etc. Já a absoluta é derivada da simples posse. Ao concentrar terras, sua tendência natural é a valorização. É desse fator que nasce o uso especulativo da terra, que acaba por servir como uma reserva de valor para o latifundiário. Esta renda só é recebida em caso de venda ou arrendamento da terra.

EXERCÍCIO 5

A estrutura fundiária norteamericana passa, nas últimas décadas, por um processo de concentração fundiária intenso. A base agrícola do país, desde o século XIX era a propriedade familiar, que ainda é predominante. No entanto, a concentração de terras e a forte competição capitalista levaram muitas famílias a se organizar em cooperativas o se associar aos complexos agroindustriais em busca de sobrevivência.

2 comentários:

  1. eu queria aprender mas sobre transiçao demografica porque eu tenho uma prova quinta-feira dia 2/6/2009 e preciso de uma ajuda

    ResponderExcluir