segunda-feira, 28 de setembro de 2009

REGIONAL - EUROPA 1

Veja os exercícios referentes a estes gabaritos em:

http://geoexercicios.blogspot.com/2009/09/regional-europa-1.html


EXERCÍCIO 1

A imigração se consolidou como uma questão polêmica na Europa, especialmente em seus páises mais desenvolvidos, por conta da intensidade da chegada de imigrantes oriundos de áreas pobres do planeta em busca de melhores condições de vida, pela xenofobia - a aversão à presença dos imigrantes e aos impactos causados por eles na sociedade - e pela violência associada ao fenômeno xenófobo.


EXERCÍCIO 2

A União Europeia é um bloco imenso e heterogêneo. Inclui países de alto nível de desenvolvimento econômico, tecnológico, social e humano. No entanto, abriga também países mais pobres cujo desenvolvimento apresenta relativo atraso. Os países mais atrasados são notadamente os que viveram a experiência socialista,ou seja, os que pertenciam à antiga Europa Oriental. A grande expansão do bloco para o leste aumentou sua heterogeneidade.


EXERCÍCIO 3

Parao Reino Unido, uma vantagem da não-adoção do Euro é a manutenção de uma moeda mais forte, a Libra. Uma desvantagem é a queda dos investimentos externos diretos(IED) já que muitas empresas preferiram realizar seus investimentos dentro da Zona do Euro, obtendo a comodidade de poder redirecionar seus capitais para diversos países sem enfrentar como dificuldade a mudança ou a conversão de valores de uma oeda para outra.


EXERCÍCIO 4

Diferentemente da Alemanha e de vários outros países que compõem a OCDE, a França apresenta grandes contrastes sociais internos. Os níveis de vida são bastante diferentes, principalmemnte no que se refere às pessoas de culturas distintas, os imigrantes.


EXERCÍCIO 5

"Sobretaxa de solidariedade" foi uma cobrança de impostos feita após a reunificação alemâ com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas existentes entre a Alemanha Ocidental e o lado Oriental recém-absorvido. Os impostos foram cobrados no lado Ocidental e as verbas destinadas ao lado oriental.


EXERCÍCIO 6

O nacionalismo Basco está na origem desta questão. Os Bascos vivem na fronteira da Espanha com a França e possuem uma cultura diferente dos espanhóis. Durante a ditadura de Franco, os Bascos foram duramente reprimidos gerando a organização de um grupo terrotista - o ETA - que luta pela independência basca. A redemocratização da Espanha (1976) e o fim da perseguição à eles não desanimaram o ETA que continua lutando pela independência basca.


EXERCÍCIO 7

Na Irlanda do Norte, território de Ulster, controlado pelo Reino Unido, a população se divide entre católicos e protestantes. Os católicos são descendentes daqueles que fugiram das perseguições impostas pela reforma anglicana na Grã-Bretanha. os protestantes são descendentes dos homens que foram enviados para garantir o poder britânicosobre parte da ilha de Irlanda. O nacionalismo católico fomenta a luta por independência conduzida pelo grupo terrorista IRA - o Exército Revolucionário Irlandês.


EXERCÍCIO 8

A frase é verdadeira pois a CECA estabeleceu o princípio de soberania compartilhada quando previu a existência de uma autoridade comum para promover a integração das siderurgias alemã e francesa e estabeleceu uma nova base para o relacionamento entre os estados nacionais europeus.


EXERCÍCIO 9

A antiga Iugoslávia possuia uma configuração demográfica bastante complexa. Muitos povos, muitas línguas, muitas religiões etc. Sua união foi mantida à força pela liderança de Tito. A morte de Tito, em 1980, fragilizou o governo. Com o fim da URSS, a fragmentação da Iugoslávia foi inevitável. Em alguns casos o processo foi violento, como bem exemplificam a Bósnia e o Kosovo. Em outros casos o processo foi pacífico como ocorreu na Eslovênia e em Montenegro.


EXERCÍCIO 10

A UE parece estar no meio do caminho. Surgiu muito mais inclinada para uma "Europa das Pátrias" no entanto o bloco possui hoje diversas instituições políticas, militares e de relações exteriores comuns. Ainda não é uma grande federação como pretendia Jean Monnet, pois os Estados preservam suas soberanias para questões estratégicas, mas também não se pode dizer que essa soberania não é compartilahada entre os membros do bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário